Mensagem do Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do CNE

José Rodrigues

Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade do Corpo Nacional de Escutas

O dia 27 de maio de 1923, foi um dia histórico com o nascimento do Corpo de Scouts Católicos Portugueses. 98 anos depois voltamos a celebrar, neste dia tão especial, com o lançamento de um site de informação que vai permitir a todos o acesso a conteúdos da nossa história, feita de muitas atividades e repleta de eventos e acontecimentos marcantes

Neste novo espaço, construído para servir não apenas os nossos Escuteiros, mas também a sociedade civil que queira conhecer e compreender a importância da maior associação de jovens em Portugal, será possível descobrir e aprender a importância de quem nos precedeu e o fantástico caminho já percorrido.

O Centro de Documentação Escutista, nas suas diversas dimensões (museologia, documentação, arquivo e biblioteca) propõe-nos uma viagem à descoberta de objetos, documentos, fotos e filmes, que contam a história do Escutismo, mas também do movimento juvenil em Portugal.

Fica o desafio de aprofundarem o conhecimento sobre o nosso passado para que não percamos a nossa identidade e saibamos dar passos seguros rumo ao futuro. Só conhecendo bem o nosso passado e as nossas raízes mais profundas poderemos enfrentar o futuro com a confiança da experiência das aprendizagens adquiridas.

Está será uma ferramenta extremamente útil,  que esperamos contribua para aumentar o interesse por estas áreas e possa vir a contar com a colaboração de todos para enriquecer o nosso espólio com mais factos, informações e com mais objetos, mas também com a ajuda para verificar e classificar o muito que ainda está por catalogar e referenciar.
Em conjunto vamos fazer crescer este projeto, para solidificar o conhecimento e a preservação da nossa história comum mantendo este legado para as gerações futuras.

Desejo a todos uma boa viagem pela nossa história,

José Rodrigues
Secretário Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade
Corpo Nacional de Escutas

Logótipo da Secretaria Nacional para Ambiente Sustentabilidade do Corpo Nacional de Escutas
Circular da Secretaria Nacional para o Ambiente e Sustentabilidade que apresenta e divulga o ArqScouts.