Selos "Mafeking Blues", 1900

Filatelia e o Escutismo

Vitor Gonçalves

Vitor Gonçalves

Membro do Centro de Documentação Escutista

A filatelia é o estudo dos selos postais e o gosto por os coleccionar.

O termo filatelia deriva do grego e é composto por “Philos” que significa amigo e “atélia” que significa marca com selo, franquia.

Conteúdo

Como começar

No início uma colecção pode surgir como um passatempo, um investimento ou o simples gosto de juntar, coleccionar algo. Seja qual for a razão porque se começou, quando esta começa a ter forma é importante ter em conta que hoje em dia é difícil fazer uma colecção universal. Há que seleccionar segundo gostos pessoais e mais cedo ou mais tarde o coleccionador vai enveredar por um ou mais dos seguintes tipos de colecção filatélica:
  • Filatelia Tradicional;
  • História Postal;
  • Inteiros Postais;
  • Maximafilia;
  • Aerofilatelia;
  • Astrofilatelia;
  • Literatura;
  • Temática.

Filatelia temática

É no campo da filatelia temática, isto é, colecionar segundo um determinado tema que seja interessante e tenha uma ligação forte ao respetivo colecionador, que surge a ligação entre o escutismo e a filatelia.

 

Ver, observar, investigar e colecionar selos escutistas e outras peças filatélicas ligadas ao movimento escutista, é uma paixão que atraí muitos escuteiros e não só. Pois, na realidade, podemos deliciar-nos com a beleza e descriminação com detalhe de motivos que caracterizam o escutismo.

 

Numa coleção temática desenvolve-se um tema de acordo com um plano.
O plano deve ser correto, lógico e equilibrado de modo a abranger todos os aspetos relacionados com o tema; por exemplo numa coleção temática de escutismo é indispensável falar sobre:

  •  a vida de Baden-Powell – Imagem 01;
  • a promessa do escuteiro – Imagem 02;
  • bem como, a divisa, o distintivo – Imagem 03;
  • a saudação e o uniforme escutista, entre outros – Imagem 04;

Desenvolvimento de um tema

Para que o desenvolvimento de um tema seja bem sucedido exige-se um profundo conhecimento deste e um elevado grau de conhecimentos filatélicos.
Por outro lado o texto temático deve ser correto, conciso e pertinente, justificando o material apresentado e assegurando a ligação temática.

Por exemplo, no tema escutismo, a falar-se de um Jamboree Mundial ou de acampamentos, podem-se apresentar  imagens do tipo:

Série filatélica escutista

Pese embora, o movimento escutista tenha sido fundado em 1907, os famosos “Deep Blue” ou “Mafeking Blues”, emitidos em Abril de 1900, durante o cerco de Mafeking, são considerados a primeira série filatélica escutista existente no mundo. (imagem – 07 – Selos Mafeking – Coleção do CNE). Dada a importância que o movimento escutista, tem no desenvolvimento e formação dos jovens em todo o mundo, verificamos que desde a sua fundação praticamente todos os países e territórios do mundo, tem emitido várias séries de selos ligadas ao Escutismo. Prova disso mesmo, foi o que se passou em 2007, ano do Centenário do Escutismo, onde mais de 70 administrações postais emitiram selos e outras peças filatélicas, dedicadas ao Escutismo.