Biblioteca Escutista

Pedro Luis

Membro do Centro de Documentação Escutista

As bibliotecas oferecem recursos necessários para essa exploração e construção coletiva do conhecimento, servindo como ferramenta de envolvimento com experiências que contemplam não só a teoria como a prática.

Baden-Powell deixou uma herança literária digna de registo. Passados mais de cem anos, as obras do fundador continuam a orientar e a inspirar milhões de escuteiros em todo o mundo. De facto, durante a sua vida, Baden-Powell foi um fértil escritor escrevendo livros militares, escutistas e memórias da sua vida, todos ricamente ilustrados pelo próprio. Este legado ao serviço de todos constitui um contributo fundamental para o enriquecimento de qualquer escuteiro.

O Escutismo é um movimento infantojuvenil que tem como objetivo prioritário, proporcionar e incentivar o autoconhecimento, a sociabilidade, o trabalho em equipe, a cidadania e a formação do caráter de crianças e jovens, sob a responsabilidade dos seus dirigentes.

A Biblioteca Escutista integrada no Museu do CNE e Centro de documentação surgiu da necessidade de agrupar como principais literaturas (quem sabe todas) o movimento escutista no âmbito nacional e o fim de facilitar e organizar uma estrutura solida de informações tão vasto como o nosso. O seu principal objetivo é apoiar, incrementar e fortalecer o projeto pedagógico oferecido pelo CNE, além de valorizar a leitura literária no seio do nosso quotidiano e proporcionar condições para que o chefe escutista faça uso coletivo do texto escrito, procurando igualmente responder a questões que se colocam aos nossos escuteiros no seio de um mundo vasto de exemplares, o que ler, onde encontrar, onde vi isso escrito, etc.

A biblioteca contem um vasto acervo de livros, revistas, periódicos, etc. Desde o início do escutismo com publicações nacionais e internacionais, técnicas, de assuntos relacionados e histórias que interessam ao escutismo transformando-a num centro de memória coletiva.