Fotografia panorâmica da exposição de objetos escutistas no Museu do Escutismo de Dume (Braga)

Museu do Escutismo de Dume

Custódio Barros

Membro do Centro de Documentação Escutista

Ao fim de 40 anos no colecionismo, dou comigo a fazer
a seguinte pergunta: “Que fazer com tantas coisas recolhidas?”.

De Colecionador a fundador do Museu, uma viagem contada na 1ª pessoa.

Primeira peça de colecionador

Corria o ano de 1962. Comecei a colecionar objectos escutista, recortes de Jornais com noticias sobre o escutismo, pedras dos locais onde se realizavam os acampamentos, selos, livros, distintivos e tudo o mais que fazia parte de eventos escutistas.

Ao fim de 40 anos, dou comigo a fazer a seguinte pergunta: com tantas coisas recolhidas, porquê continuar com todas elas fechadas em caixotes, malas e gavetas? Por não partilhar com todos os outros escuteiros, toda a riqueza deste movimento? Entre o muito pensar e algumas opiniões que foram surgindo, eis que se faz luz no meu espírito. Estava decidido! Havia toda a conveniência e interesse em abrir um espaço (museu) para expôr, guardar e mostrar um pouco da história do Escutismo Mundial.

Havia que incentivar os novos escuteiros, não só a viver como também a perservar e transmitir o testemunho da sua participação nos eventos escutistas. Havia que recorder e reviver alguns eventos e personalidades significativas do escutismo mundial

Museu do Escutismo

O Museu do Escutismo, situado no norte de Portugal, a 2 Km do centro da cidade de Braga, è uma iniciativa de Custódio Barros, escuteiro do C.N.E. e dirigente no Agrupamento 12 de S. Martinho de Dume.

Este Museu do Escutismo, em S. Martinho de Dume, poderá ser entendido como um Museu-Escola. Isto porque a sua missão principal é ajudar a promover a divulgação de conhecimentos de Escutismo Nacional e Internacional, sustentados em símbolos e objectos muito diversos, referenciados com a temática escutista. Estes artigos escutistas encontram-se organizados e expostos em diferentes colecções, distribuídas por vitrinas e estantes bem iluminadas. Eles concretizam e recordam muitas atividades já realizadas no longo de anos passados, foram aplicados por Escuteiros e suas Associações em países localizados nos diferentes quadrantes geográficos mundiais.

O Escutismo sempre adotou simbologias para reconhecer e testemunhar o desenvolvimento educativo nos seus jovens filiados. São representados em objetos muito variados, como forma de identificar o Movimento e o progresso educativo dos seus jovens, com respeito pela metodologia escutista.

Os símbolos ou representações visuais da temática Escutista são normalmente idealizadas e produzidos em objetos simples e ilustrativos, muito diversificados que se projetam ao longo dos tempos. De forma muito variada e criativa, assinalam acontecimentos e atividades locais, regionais, nacionais e internacionais, que estimulam e promovem a identificação pessoal e coletiva dos jovens escuteiros.

Sugerimos que a visita ao Museu do Escutismo seja aproveitada para viajar no tempo e nas atividades já realizadas por muitos escuteiros nos momentos passados. Assim, serão recordados factos históricos do Escutismo Internacional que darão sustentabilidade ao conhecimento e progresso escutista dos seus visitantes.
Propomos, transformar esta visita num jogo que consiste em observar, identificar os símbolos e objetos Escutistas expostos. Depois, relacionar tudo isso com os conhecimentos de cada visitante e finalizar com uma prova de progresso escutista.

Objetivo

Este Museu-Escola no Escutismo tem como grande objetivo divulgar uma grande variedade de símbolos escutistas, recolhidos pelo seu fundador, Custódio Barros, ao longo de muitos anos, num âmbito  nacional e internacional. Esta divulgação servirá para apoiar o desenvolvimento de conhecimentos escutistas dos visitantes que se mostrem interessados no estudo, investigação e apreciação desta temática.

Organização

Este Museu está organizado em formato exclusivo, proporcionando jogos de animação com metodologia escutista apropriada.

A distribuição em sala de todas as peças expostas está organizada de forma a facilitar a observação sistemática de conteúdos diversos e que possam interessar ao estudo, pesquisa, progresso e desenvolvimento cultural e de conhecimentos escutistas a favor dos seus visitantes.

Visitas

As Visitas são possíveis e com prévia marcação, porque não há horário regular de abertura.

Este horário de abertura funciona por marcação antecipada e as visitas serão realizadas por  Armando Barros ou Juaquim Gonçalves , os quais serão apoiados por outros Chefes ou Caminheiros em serviço.

Essas visitas devem der solicitadas antecipadamente e, desde logo solicita-se informação sobre a quantidade de visitantes, para efeitos de organização do respectivo acompanhamento e visita local.

Dicas

Ao visitar o museu participa no Jogo do Kim e levarás um certificado  da tua  visita e participação, a Patrulha com maior pontuação ficará no Quadro de Honra.

Os visitantes são convidados a oferecerem algum objecto identificativo do seu Agrupamento que possa justificar a vossa presença e também valorizar este Museu.

Contatos Museu do Escutismo

Travessa José Silva Braga,  5