Membro do Centro de Documentação Escutista
Ao fim de 40 anos no colecionismo, dou comigo a fazer
a seguinte pergunta: “Que fazer com tantas coisas recolhidas?”.
De Colecionador a fundador do Museu, uma viagem contada na 1ª pessoa.
Corria o ano de 1962. Comecei a colecionar objectos escutista, recortes de Jornais com noticias sobre o escutismo, pedras dos locais onde se realizavam os acampamentos, selos, livros, distintivos e tudo o mais que fazia parte de eventos escutistas.
Ao fim de 40 anos, dou comigo a fazer a seguinte pergunta: com tantas coisas recolhidas, porquê continuar com todas elas fechadas em caixotes, malas e gavetas? Por não partilhar com todos os outros escuteiros, toda a riqueza deste movimento? Entre o muito pensar e algumas opiniões que foram surgindo, eis que se faz luz no meu espírito. Estava decidido! Havia toda a conveniência e interesse em abrir um espaço (museu) para expôr, guardar e mostrar um pouco da história do Escutismo Mundial.
Havia que incentivar os novos escuteiros, não só a viver como também a perservar e transmitir o testemunho da sua participação nos eventos escutistas. Havia que recorder e reviver alguns eventos e personalidades significativas do escutismo mundial
O Museu do Escutismo, situado no norte de Portugal, a 2 Km do centro da cidade de Braga, è uma iniciativa de Custódio Barros, escuteiro do C.N.E. e dirigente no Agrupamento 12 de S. Martinho de Dume.
Este Museu do Escutismo, em S. Martinho de Dume, poderá ser entendido como um Museu-Escola. Isto porque a sua missão principal é ajudar a promover a divulgação de conhecimentos de Escutismo Nacional e Internacional, sustentados em símbolos e objectos muito diversos, referenciados com a temática escutista. Estes artigos escutistas encontram-se organizados e expostos em diferentes colecções, distribuídas por vitrinas e estantes bem iluminadas. Eles concretizam e recordam muitas atividades já realizadas no longo de anos passados, foram aplicados por Escuteiros e suas Associações em países localizados nos diferentes quadrantes geográficos mundiais.
O Escutismo sempre adotou simbologias para reconhecer e testemunhar o desenvolvimento educativo nos seus jovens filiados. São representados em objetos muito variados, como forma de identificar o Movimento e o progresso educativo dos seus jovens, com respeito pela metodologia escutista.
Os símbolos ou representações visuais da temática Escutista são normalmente idealizadas e produzidos em objetos simples e ilustrativos, muito diversificados que se projetam ao longo dos tempos. De forma muito variada e criativa, assinalam acontecimentos e atividades locais, regionais, nacionais e internacionais, que estimulam e promovem a identificação pessoal e coletiva dos jovens escuteiros.
Sugerimos que a visita ao Museu do Escutismo seja aproveitada para viajar no tempo e nas atividades já realizadas por muitos escuteiros nos momentos passados. Assim, serão recordados factos históricos do Escutismo Internacional que darão sustentabilidade ao conhecimento e progresso escutista dos seus visitantes.
Propomos, transformar esta visita num jogo que consiste em observar, identificar os símbolos e objetos Escutistas expostos. Depois, relacionar tudo isso com os conhecimentos de cada visitante e finalizar com uma prova de progresso escutista.
Este Museu-Escola no Escutismo tem como grande objetivo divulgar uma grande variedade de símbolos escutistas, recolhidos pelo seu fundador, Custódio Barros, ao longo de muitos anos, num âmbito nacional e internacional. Esta divulgação servirá para apoiar o desenvolvimento de conhecimentos escutistas dos visitantes que se mostrem interessados no estudo, investigação e apreciação desta temática.
Este Museu está organizado em formato exclusivo, proporcionando jogos de animação com metodologia escutista apropriada.
A distribuição em sala de todas as peças expostas está organizada de forma a facilitar a observação sistemática de conteúdos diversos e que possam interessar ao estudo, pesquisa, progresso e desenvolvimento cultural e de conhecimentos escutistas a favor dos seus visitantes.
As Visitas são possíveis e com prévia marcação, porque não há horário regular de abertura.
Este horário de abertura funciona por marcação antecipada e as visitas serão realizadas por Armando Barros ou Juaquim Gonçalves , os quais serão apoiados por outros Chefes ou Caminheiros em serviço.
Essas visitas devem der solicitadas antecipadamente e, desde logo solicita-se informação sobre a quantidade de visitantes, para efeitos de organização do respectivo acompanhamento e visita local.
Ao visitar o museu participa no Jogo do Kim e levarás um certificado da tua visita e participação, a Patrulha com maior pontuação ficará no Quadro de Honra.
Os visitantes são convidados a oferecerem algum objecto identificativo do seu Agrupamento que possa justificar a vossa presença e também valorizar este Museu.
Travessa José Silva Braga, 5
Dume
4700-067 Braga – Portugal
253 626 697 Joaquim Gonçalves
https://sites.google.com/site/museudoescutismo/
Facebook – ?