Pode otimizar os resultados da sua pesquisa no ArqScouts (Opac) através de alguns passos.
Quando aciona a pesquisa com um termo inserido, é feita uma procura das ocorrências exatas dessa palavra na base de dados. Recorrendo a alguns elementos de escrita nas caixas de pesquisa podemos alargar ou diminuir o espectro de resultados.
Para uma busca mais eficiente podemos ainda combinar um ou mais termos de pesquisa, combinando o uso certo de expressões, palavras-chave, as suas variações e similares. Caso não encontre a informação necessária pondere mudar o “contexto de pesquisa”.
Operadores de pesquisa:
Pode utilizar alguns componentes lógicos para ajudar a optimizar os resultados:
(devolve apenas resultados com estas duas palavras)
Algumas técnicas de investigação:
Planear a pesquisa
Planear a procura da informação que necessita pode ser um factor determinante para a obtenção de melhores resultados.
Com algumas técnicas e metodologias de investigação conseguirá responder às lacunas na informação e identificar o que é necessário recolher e, assim, realizar uma busca mais focada.
Exemplos: Qual a informação em falta? Onde ela se encontra? Como lhe conseguir aceder? Que utilização e apresentação para os recursos?
Análise e seleção de dados
Tendo em conta os dados correspondentes e obtidos, torna-se necessário avaliar a informação (e as fontes) para a validação e síntese de resultados.
Recorrendo aos modelos de literacia de informação, podem-se interpretar, comparar e analisar os dados consoante os resultados, numa avaliação e seleção constante de recursos.
No caso específico do ArqScouts, os resultados podem ser refinados com alguns termos.
Descrição colaborativa
Precisamos de ajuda para completar a informação disponível no ArqScouts. Entre em contacto connosco se tem informação relevante.