Membro do Centro de Documentação Escutista
O termo filatelia deriva do grego e é composto por “Philos” que significa amigo e “atélia” que significa marca com selo, franquia.
É no campo da filatelia temática, isto é, colecionar segundo um determinado tema que seja interessante e tenha uma ligação forte ao respetivo colecionador, que surge a ligação entre o escutismo e a filatelia.
Ver, observar, investigar e colecionar selos escutistas e outras peças filatélicas ligadas ao movimento escutista, é uma paixão que atraí muitos escuteiros e não só. Pois, na realidade, podemos deliciar-nos com a beleza e descriminação com detalhe de motivos que caracterizam o escutismo.
Numa coleção temática desenvolve-se um tema de acordo com um plano.
O plano deve ser correto, lógico e equilibrado de modo a abranger todos os aspetos relacionados com o tema; por exemplo numa coleção temática de escutismo é indispensável falar sobre:
Para que o desenvolvimento de um tema seja bem sucedido exige-se um profundo conhecimento deste e um elevado grau de conhecimentos filatélicos.
Por outro lado o texto temático deve ser correto, conciso e pertinente, justificando o material apresentado e assegurando a ligação temática.
Por exemplo, no tema escutismo, a falar-se de um Jamboree Mundial ou de acampamentos, podem-se apresentar imagens do tipo: